sexta-feira, 3 de abril de 2015

Já sabe onde será sua festa??

Como escolher o local para o casamento?


Escolher o espaço correto para seu casamento é uma tarefa simples, mas que requer um check-list perfeito! O primeiro passo é saber a quantidade de convidados e o perfil do evento, se será em um salão, em uma fazenda, em um local mais rústico, em um restaurante, na praia… enfim, mil opções.
Definido o perfil e a quantidade a busca sobre locais começam. Mas você sabe ao certo o que o espaço deve lhe oferecer?

 

1) FUNCIONAMENTO BÁSICO

Alguns documentos devem ser solicitados pelos contratantes, tudo em prol da segurança:
  • Alvará de funcionamento (válido);
  • Laudo do Corpo de Bombeiros (saídas de emergências, localização de extintores entre outros).


2) GERADOR

Alguns espaços não fornecem geradores, outros sim. Caso o espaço ofereça questione sobre o uso do mesmo e se terá algum custo caso o mesmo venha a ser utilizado. Caso o local não possua, entre em contato com fornecedores que realizem esse serviço.

 

3) CAPACIDADE

O espaço deve acomodar todos os seus convidados sentados. Nem pense em colocar todo mundo apertadinho, o buffet acaba não tendo acesso aos mesmos deixando de servi-los como manda figurino, e a consequência disso é um serviço mal falado e seu evento também!

 

4) ESTACIONAMENTO

O espaço deve sim ter um local para os convidados estacionarem os carros. Isso é básico. Nenhum convidado quer ficar preocupado durante o evento pensando no carro! Caso o espaço que você quer não tenha, contrate vallet e seguranças para que os convidados fiquem mais tranquilos.

 

5) TOILETES

Parece um aspecto básico, mas alguns salões não têm os toiletes próximos, os convidados são obrigados a sair do salão para utilizá-los. E os toiletes terão um funcionário para limpeza e reposição constante? E possuem trocadores para bebês?
Não se esqueça de verificar se o abastecimento (papel higiênico, papel toalha, sabonetes) está incluso no preço e também se há uma pessoa responsável para mantê-los em perfeita ordem durante toda a festa.

6) SERVIÇOS ADICIONAIS 

Alguns locais oferecem uma equipe de trabalho própria (recepcionistas, seguranças, manobristas), bem como os móveis (mesas e cadeiras). Fique atento aos valores e contratos - estão inclusos no preço do salão?

 

7) PORTADORES DE NECESSIDADES

Algum convidado com necessidades especiais? O espaço possui entrada especial para seu convidado? E toiletes? Verificar se a estrutura do local está apta a receber seu convidado mostra o quanto você se importou com ele!

 

8) ESTRUTURA

Alguns salões possuem muitas escadas, degraus, vários “níveis” em um espaço só. E tudo  isso acaba sendo perigoso se você tem  pessoas de idade em sua lista (como avós) e para aqueles que gostam de beber um pouquinho mais durante a festa.

 

9) TEMPERATURA – PLANO B

O espaço é fechado e possui ar-condicionado? É aberto e possui ventiladores? E toldos no caso de chuva? Os carros podem ir até a entrada do salão para deixar os convidados no caso de chuva? Qual a estrutura que o salão possui para o Plano B?

 

10) PROFISSIONAIS

Todos os profissionais que você escolheu  podem  trabalhar no espaço? Alguns profissionais, que não são  nada profissionais, tendem a dar problemas e neste caso são banidos do espaço. Sempre entre em contato com o espaço antes de fechar uma contratação.

 

11) HORÁRIOS

Especifique  muito bem  no contrato o horário de início e término da festa. Caso haja alterações peça um novo contrato. E fique por dentro do horário que o salão estará disponível para montagem. Alguns tendem a liberar poucas horas antes do evento, dificultando a montagem do mesmo.
De olho no relógio, esclareça muito bem a questão dos horários. Lembre-se que não reservará somente o tempo da festa, mas desde o horário de chegada dos fornecedores até a retirada dos mesmos. Verifique também se no local haverá alguém para recepcionar os fornecedores durante o dia.

12) DE OLHO NA COZINHA

Verifique se a cozinha está em bom estado da estrutura (espaço, pias, torneiras, iluminação, portas, ventilação) e equipamentos (fogão, geladeira, freezer, etc.) e higiene.

Também não se deve esquecer que muitos espaços possuem regulamento interno e o não cumprimento desse regulamento ocasiona multa para o contratante. O casal precisa ter uma cópia desse regulamento e passá-lo aos demais profissionais contratados para o casamento.



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