sexta-feira, 27 de março de 2015

QUANTIDADE DE BEBIDAS, COMIDA E DOCES PARA UMA FESTA DE CASAMENTO!

QUANTIDADE DE BEBIDAS, COMIDA E DOCES PARA UMA FESTA de Casamento!


Planejar uma festa de  casamento requer muito tempo e muitas contas!!!  Saber exato a quantidade de bebidas, de comida (canapés, lanches de metro, coquetel…) e de doces são os passos principais para qualquer tipo de evento.

Essa tarefa não é simples, mas estamos aqui para ajudá-la.
Decida qual será o tipo da festa. Os tipos mais comuns e que serão incluídos nesse artigo são: Coquetel Simples, Coquetel com Jantar ou Almoço, e o Bolo com Champanhe.
Conheça os convidados; número de homens, mulheres e crianças. Quantos consomem bebidas alcoólicas (desejável), idade média (quanto mais jovens, maior será o consumo). Procure sempre confirmar a presença para evitar desperdícios e gastos desnecessários.
Defina o tempo de duração da festa – Quanto mais tempo durar a festa, maior a quantidade consumida. As estimativas aqui foram feitas baseadas em uma festa com duração média de 4 horas.
 Defina todos os itens que deverão ser considerados. As quantidades de cada item podem variar de acordo com a presença de outro item, por exemplo: Se houver doces, a quantidade de bolo pode ser reduzida.

 Bolo e Champanhe

Essa é a recepção mais simples, geralmente feita no mesmo local da cerimônia ou em local próximo e tem curta duração. Apenas para os noivos receberem os cumprimentos dos convidados e registrarem o momento. Não há necessidade de mesas e cadeiras para todos os convidados. O ideal é ter áreas para descanso (com sofás, por exemplo) e mesas acessórias, de preferência altas.
Bolo: 150 g por adulto, 100 g por criança. – Escolha um bolo bem gostoso!!
Docinhos (opcional): 6 unidades por adulto, 4 por criança
Champanhe: 1 garrafa para cada 2 adultos
Refrigerante: 400 ml por pessoa
Água: 300 ml por pessoa

Coquetel Simples

Um opção também em conta, ideal para uma festa mais descontraída. Também não há necessidade de mesas e cadeiras para todos os convidados. Principalmente se houver uma pista de dança!
Salgados:  15  à 18 unidades por adulto – 8-10 salgados por criança – Escolha entre 5 e 8 tipos de salgados, inclua canapés se preferir.
Docinhos: 6  por adulto – 4 por criança – Escolha 4 a 6 tipos de doces.
Bolo: 100 g de bolo por pessoa
Refrigerante: 500 ml por adulto – Se for servir também suco, estabeleça 300 ml de refrigerante e 200 ml de suco por adulto.
Cerveja – 2 garrafas por pessoa (que bebe) quando não houver outros tipos de bebida, 1 garrafa para cada 4 pessoas quando for servido  Vinho, Uísque ou Champanhe.
Vinho – 1 garrafa para 2 pessoas (que bebem)
Uísque: 1 garrafa para cada 5 pessoas (que bebem)
Champanhe: 1 garrafa para cada 8 pessoas para o brinde ou 1 garrafa para cada 3 pessoas quando servido durante todo o coquetel.
Água: 400 ml por pessoa

Coquetel com Jantar ou Almoço

Para quem não abre mão da refeição, estabelecer um cardápio simples é o segredo. Entrada, Salada, Massa e Carne é o cardápio ideal.
Dica: Prefira massa ao arroz – quem não come carne fica satisfeito apenas com uma massa gostosa. Um arroz não teria o mesmo efeito.

Sirva o coquetel antes da refeição principal para evitar e maiores gastos. Dessa forma os convidados também serão bem recebidos logo que chegarem. Monte pelo menos duas mesas com todos o itens da refeição se sua festa tiver mais de 100 convidados. Segue a quantidade de comida.
Salgados:  10  unidades por adulto -6 salgados por criança – Escolha entre 5 e 8 tipos de salgados, inclua canapés se preferir.
Frios e Entradas – 150g por pessoa
Salada: 150g por pessoa – Escolha pelo menos 2 tipos
Massa: 200g por pessoa
Carne: 250g por pessoa
Docinhos: 6  por adulto – 4 por criança – Escolha 4 a 6 tipos de doces.
Bolo: 60 g de bolo por pessoa
Refrigerante: 600 ml por adulto – Se for servir também suco, estabeleça 350 ml de refrigerante e 250 ml de suco por adulto.
Cerveja – 2 garrafas por pessoa (que bebe) quando não houver outros tipos de bebida, 1 garrafa para cada 4 pessoas quando for servido  vinho, Uísque ou Champanhe.
Vinho – 1 garrafa para 2 pessoas (que bebem)
Uísque: 1 garrafa para cada 5 pessoas (que bebem)
Champanhe: 1 garrafa para cada 8 pessoas para o brinde ou 1 garrafa para cada 3 pessoas quando servido durante todo o coquetel.
Água: 400 ml por pessoa
As quantidades podem variar de acordo com o público
Geralmente em festa onde a maioria dos convidados não bebem ou em que não será servido nenhum tipo de bebida alcoólica os convidados acabam consumindo uma maior quantidade de alimentos. Se a festa durar muitas horas também é preciso fazer ajustes de quantidades.
Para uma festa sem bebidas alcoólicas adicione aproximadamente 10 a 20% na refeição e 25 a 30% no refrigerante/suco.
Para uma festa com uma duração mais longa, adicione 10% na quantidade de tudo por cada hora a mais.
Estabelecer a quantidade relativa dos alimentos e bebidas para uma festa de casamento é uma tarefa complicada. Mas seguindo essas proporções certamente não correrá o risco de faltar nada e se sobrar, não será um desperdício tão grande.
Garçons:
Calcule em média um garçom para cada 15 a 20 convidados. Você precisará de mais garçons se a recepção for um coquetel, nesse caso faça na proporção de um garçom para cada 15 pessoas.
:) Espero que gostem! Beijocas!!

quarta-feira, 25 de março de 2015

O formato do buquê

O Buquê

A escolha do buquê (ou bouquet) da noiva tem algumas regras, e para acertar você precisa estar atenta a algumas delas, e nessa matéria vamos falar do buquê de noiva, escolha o formato de acordo com o seu tipo físico.  Isto por  que existem vários formatos de buquês, e você precisa saber se o seu escolhido lhe favorece.


Você precisa pensar na sua altura, no seu vestido, no horário do casamento e principalmente se o tamanho deste buquê vai estar adequado.
Buquê/Formato – Silhueta

Redondo Grande ou Nosegay

Consiste em um buquê no formato de bola ou em um arredondado mais solto, não tão certinho. Com bastante volume, pode ter adereços, e bastante flores. Normalmente é feito de rosas ou camélias ou de flores misturadas, pode ter folhas verdes na base. Misturadas no meio das flores ou sem nenhuma folha. A melhor folha para esse tipo de bouquet é a camélia. Esse buquê se leva à frente.        

- Silhueta Equilibrada: Sim   
– Baixinha e Magra: Fica a seu critério   
– Baixinha e Gordinha: Não 
– Gordinha Alta: Não  
– Alta e Magra: Sim

Redondo pequeno ou Posy
Consiste em um buquê no formato do descrito acima, também de bolinha ou em um arredondado mais solto, não tão certinho. Com poucas flores, com tamanho volume menor possível.
- Silhueta Equilibrada: Fica a seu critério
– Baixinha e Magra: Sim       
– Baixinha e Gordinha: Não 
– Gordinha: Não
– Alta e Magra: Não

Cascata Pequena / Cascata média




O buquê de cascata é aquele que as flores vão descendo, o tamanho pequeno ou médio, pode ser uma queda natural , como os ramos vergados de orquídeas brancas, ou pode ser feito de flores tipo rosas e então a florista faz uma amarração especial de arame formando esse efeito de cascata. Muito em  uso nos tempos de nossas mães, hoje em dia é menos usado, embora se bem feito pode criar um belo efeito num vestido de corte limpo.
Não esquecer do acabamento do buquê, nós normalmente damos para a noiva uma fita de cetim duchesse ou zibeline no tom do vestido para o florista fazer um laço de pontas longas, temos assim a certeza de que o bouquet terá um acabamento bonito. Vale a pena esse cuidado pois não nescessariamente a florista vai ter uma fita a altura do seu vestido para fazer o arremate.

- Silhueta Equilibrada: Sim   
– Baixinha e Magra: fica a seu critério     
– Baixinha e Gordinha: deve evitar 
– Gordinha e alta: Sim 
– Alta e Magra: Sim

O buquê de cascata longa
Cascata Longa é o mesmo que o de cascata, (descrito acima) só que é muito mais alongado, mais cheio, maior. A diferença é que não é recomendado à todos os tipos de silhueta como o anterior.
- Silhueta Equilibrada: Fica a seu critério
– Baixinha e Magra: Não      
– Baixinha e Gordinha: Não 
– Alta e Gordinha: Sim
– Alta e Magra: Sim

Braçada
Braçada: O buquê de braçada é o mais difícil de usar, pois a noiva deve ter uma estatura e porte altivo para ele não “pesar” no visual. Normalmente é de tulipas, copo de leite ou lírios. Se for de rosas, o caule deve ser revestido com uma fita. Consiste num maço de flores a serem carregadas, apoiadas no braço. Portanto o caule é bastante comprido e farto nas flores. Uma fita do tecido liso de seu vestido ou de cetim também se faz necessário para enrolar o caule desse bouquet e dar um laço de arremate.
O Braçada ou Miss é feito com flores que possui caules longos como rosas, tulipas, lírios, lisiantus, alecrim,tuberosas, antúnios e boca-de-leão. Recomendado exclusivamente para noivas altas, pois é carregado no antebraço.
As recomendações quanto ao copo de leite e lírio, descritas no bouquet de feixe também se aplicam ao de braçada.

- Silhueta Equilibrada: Sim   
– Baixinha e Magra: Deve evitar     
– Baixinha e Gordinha: Não 
– Gordinha e alta: Sim 
– Alta e Magra: fica a seu critério

Bouquê Feixe
O buquê de feixe vem sendo muito usado nos últimos cinco anos. É o mais moderno, de linhas limpas e talvez por isso escolhido de muitas noivas. Normalmente ele é de tulipas. Mas pode ser de lírios, copo de leite. Enfim de flores que tenham um caule liso e homogêneo que formam juntos um feixe verde com a copa de flores. O tamanho ideal do feixe é normalmente de 30cm para a maioria das noivas. As mais altas podem usá-lo um pouco maior e as mais baixas, menor para manter a proporção. Ou seja, 30cm de caule e depois a copa de flores.
A tulipa é a mais usada nesse tipo de buquê, a preferida das noivas. Já o copo de leite e o lírio são flores bastante fortes, (principalmente o copo de leite) para personalidades fortes. Além de inadequadas para noivas de baixa estatura pois as flores são grandes. Se optar por essas flores busque obter a versão menor deles. E quanto ao lírio, se certifique com a florista que o pistilo será retirado (que solta pólen e mancha a roupa). Um belo arremate com um laço do tecido liso do seu vestido ou de cetim dão um toque final importante a esse buquê.

- Silhueta Equilibrada: Sim   
– Baixinha e Magra: Sim       
– Baixinha e Gordinha: Sim  
– Gordinha e alta: Sim 
– Alta e Magra: Sim

O composto

O buquê Composto é o nome que se dá para aquele que é formado por várias pétalas ao redor de um único botão de flor, dando a idéia de uma flor grande. Os cuidados para uso desse buquê, é o mesmo para o buquê redondo grande.        

- Baixinha e Magra: Fica a seu critério    
– Baixinha e Gordinha: Não 
– Gordinha Alta: Não  
– Alta e Magra: Sim

Flor única
Este não pode ser chamado de buquê, por conter uma única flor, mas tem sido muito usado também. Funciona bem para quem quer deixar que as atenções fiquem todas para o vestido.

– Silhueta Equilibrada: Sim   
– Baixinha e Magra: Sim       
– Baixinha e Gordinha: Não 
– Gordinha e alta: Não
– Alta e Magra: fica a seu critério

Dicas

-Ao receber o seu buquê, guarde na gaveta de verduras da geladeira até poucas horas antes da cerimônia, isso ajudará a mantê-lo bem bonito e viçoso e em relação às cores ele não é um complemento da decoração da igreja e sim do seu vestido.
-Se você não quiser se desfazer do buquê o melhor é encomendar um buquê reserva para jogar para as convidadas,é sempre bom evitar flores delicadas demais e de pouca duração, já que o buquê pode passar de mão em mão e voltar para a noiva já quase desmontado.
-Pequenos detalhes devem ser levados em consideração como, a hora do casamento, tipo de cerimônia e o tipo físico da noiva, pois o buquê deve ser feito com base na estatura da noiva, para não cobrir o vestido, ou ocultar algum detalhe. O ideal é escolher o buquê depois que já souber o modelo de vestido que vai usar.
-Visite algumas floriculturas, e se você contém uma foto do seu vestido, leve e converse sobre as cores da decoração também. Você deve começar a procurar pelo menos três meses antes da data do casamento.
-Lembre-se que os buquês em flores naturais devem ser conservados em água ou no refrigerador, dependendo da flora, até a hora do casamento. Ah! Importante tbm observar a épocas das flores, afinal, flores fora de época sempre são mais caras!




domingo, 22 de março de 2015

Qual bolo é o melhor para seu Casamento?

Bolos de casamento


Verdadeiro ou Falso?
A mesa do bolo é, sem sombra de dúvida, a grande atração de uma festa de casamento. Além de decorar a festa, o bolo da noiva tem importância porque é em torno dele que muitas fotos são feitas: do brinde com os familiares, padrinhos e amigos e o clássico clique dos noivos segurando a espátula na hora do corte. Alguns pontos devem ser levados em consideração para escolher o modelo, o sabor e o estilo do bolo.
A primeira dúvida de qualquer noiva é: ‘escolho um bolo falso ou verdadeiro?’
A moda de ter um bolo cenográfico para ficar exposto, mas ter um bolo verdadeiro que estava escondido na cozinha do buffet, é chamado de “colchão de noiva”.
A prática foi mudando e o que vemos hoje em dia são os bolos mistos.
É importante lembrar que, embora o mais usual e recomendado seja fazer um bolo misto, os gostos e preferências dos noivos devem nortear essa escolha. A dica mais importante é: procure um cake designer experiente para que ele oriente sua escolha e execute o bolo da melhor maneira possível.
O bolo de casamento é a grande estrela da mesa de doces. Mas vocês sabiam que existe uma grande variedade de coberturas com sabores e estilos bem diferentes? Para nos aprofundar mais nos assunto, pesquisando podemos achar os principais tipos de cobertura para bolo de casamento – e os prós e contras de cada um deles.

 FONDANT / PASTA AMERICANA / PASTA DE AÇÚCAR 

A pasta americana, também conhecida como fondant ou pasta de açúcar, é a cobertura mais utilizada em bolos de casamento. Na maioria das vezes, vemos na cor branca, mas há uma infinidade de cores possíveis. Sua consistência mais sólida proporciona ao bolo um efeito liso perfeito. Feita basicamente de açúcar, glicose, gelatina incolor e glicerina, não é recomendado que ela  fique sob refrigeração, pois necessita de cuidados com a umidade.

Vantagem: 
Além de ser a cobertura com melhor acabamento estético permitir a aplicação de flores e todo tipo de decoração, o fondant conserva o bolo durante todo o casamento, sem precisar de refrigeração, e não derrete.
Desvantagem: 
A grande desvantagem do fondant é que ela não é tão gostosa quanto as outras cobertura.

BUTTERCREAM

O butttercream – ou creme de manteiga, em português – é uma das coberturas de bolos de casamento mais populares nos Estados Unidos (por isso que vemos tanto nos blogs americanos!). Sua textura é cremosa, suave e um tanto gordurosa. Para casamentos ao ar livre, é importante tomar cuidado com o calor e a umidade, pois a cobertura pode derreter.

Vantagem: 
O buttercream pode ser usado em dois momentos: como uma camada pra nivelar o bolo antes de receber a pasta americana ou como decoração final. Saboroso, é uma ótima alternativa para cobrir bolos e deixá-los com a carinha ‘homemade'”.
Desvantagem:
Infelizmente o buttercream não agrada muito o paladar brasileiro, pois contém muita manteiga, além de não conservar tanto o sabor do bolo quanto o fondant. Outra desvantagem é que ele não resiste tanto ao calor”.

MERENGUE

Há, basicamente, três tipos de merengues: o francês, o suíço e o italiano. O francês é bem leve e delicado, muito usado para confeitar. O suíço é mais firme que o francês, mas não é tão estável quanto o italiano. Já o merengue italiano (marshmallow) é o mais firme e o mais indicado para coberturas.

Vantagem: 
O merengue tem uma cara mais ‘desarrumada’, dando um acabamento mais rústico ao bolo, o que pode ser bastante interessante. Além de ser delicioso.
Desvantagem: 
Os merengues não aguentam muito o calor e qualquer outra decoração feita de açúcar que é aplicada sobre essa superfície tem grande possibilidade de estragar (melar). Não são indicados para regiões ou dias muito quentes, por conta da pouca durabilidade fora de refrigeração.

GLACÊ REAL

Antes de Kate e William, todos os bolos de casamentos reais na Inglaterra foram cobertos e decorados com glacê real (o de Kate e William foi coberto com pasta de açúcar). Feita à base de clara de ovo, suco de limão e açúcar de confeiteiro, a glacê real é usada principalmente para criar detalhes precisos que devem se manter firmes.

Vantagem: 
É um glacê que quando seca fica bem rígida. Se bem coberto, o bolo com glacê real fica reto, com um liso perfeito. Por ser mais fluída na hora da aplicação, permite fazer detalhes decorativos que a pasta americana não permite.
Desvantagem: 
Não é recomendado cobrir o bolo direto com essa glacê , pois ela pode melar, uma vez que absorve a umidade do bolo. Por isso, ela sempre recebe uma camada de marzipã antes – e nem todo mundo gosta de marzipã no Brasil. Por ser mais difícil de se trabalhar, exige muita prática do confeiteiro.”

CHOCOLATE

O chocolate é uma versão, digamos, “moderninha” de cobertura. Com uma camada mais durinha em volta do bolo, pode ganhar diversos sabores.

Vantagem: 
É uma delicia! Por dentro e por fora.       
Desvantagem: 
É um bolo que não deve possuir muitos detalhes, pois o chocolate nem sempre é moldável. Além disso, deve ser mantido refrigerado para não derreter.

 BOLO ABERTO

Apesar de não levar cobertura, o bolo aberto (ou bolo desconstruído) virou tendência depois do casamento de Hillary Duff e, por isso, não poderia deixar de estar aqui. Além de estar ganhando cada vez mais espaço em casamentos, também pode ser uma boa escolha para um chá de cozinha ou festa de noivado.

Vantagem: 
Os bolos abertos são delicados e divinos! Como podemos ver o pão-de-ló fofinho e o recheio, eles enchem os olhos e abrem o apetite! Além disso, são super aromáticos.
 Desvantagem: 

Uma desvantagem, não tão grave, é que o bolo precisa ser montado na hora, por dois motivos: 1) pois transportá-lo já montado seria bastante arriscado e 2) para que seja servido bem fresquinho, já que por estar exposto, ele seca mais rápido.