Como escolher o local para o casamento?
Escolher o espaço correto para seu casamento é uma
tarefa simples, mas que requer um check-list perfeito! O primeiro passo é
saber a quantidade de convidados e o perfil do evento, se será em um salão, em
uma fazenda, em um local mais rústico, em um restaurante, na praia… enfim, mil
opções.
Definido o perfil e a quantidade a busca sobre locais
começam. Mas você sabe ao certo o que o espaço deve lhe oferecer?
1) FUNCIONAMENTO BÁSICO
Alguns documentos devem ser solicitados pelos
contratantes, tudo em prol da segurança:
- Alvará de funcionamento (válido);
- Laudo do Corpo de Bombeiros (saídas de emergências, localização de extintores entre outros).
2) GERADOR
Alguns espaços
não fornecem geradores, outros sim. Caso o espaço ofereça questione sobre o uso
do mesmo e se terá algum custo caso o mesmo venha a ser utilizado. Caso o local
não possua, entre em contato com fornecedores que realizem esse serviço.
3) CAPACIDADE
O espaço deve
acomodar todos os seus convidados sentados. Nem pense em colocar todo mundo
apertadinho, o buffet acaba não tendo acesso aos mesmos deixando de servi-los
como manda figurino, e a consequência disso é um serviço mal falado e seu evento
também!
4) ESTACIONAMENTO
O espaço deve
sim ter um local para os convidados estacionarem os carros. Isso é básico.
Nenhum convidado quer ficar preocupado durante o evento pensando no carro! Caso
o espaço que você quer não tenha, contrate vallet e seguranças para que os
convidados fiquem mais tranquilos.
5) TOILETES
Parece um aspecto básico, mas alguns salões não têm os
toiletes próximos, os convidados são obrigados a sair do salão para utilizá-los.
E os toiletes terão um funcionário para limpeza e reposição constante? E
possuem trocadores para bebês?
Não se esqueça de verificar
se o abastecimento (papel higiênico, papel toalha, sabonetes) está incluso no
preço e também se há uma pessoa responsável para mantê-los em perfeita ordem
durante toda a festa.
6) SERVIÇOS ADICIONAIS
Alguns locais oferecem uma equipe
de trabalho própria (recepcionistas, seguranças, manobristas), bem como os
móveis (mesas e cadeiras). Fique atento aos valores e contratos - estão
inclusos no preço do salão?
7) PORTADORES DE
NECESSIDADES
Algum
convidado com necessidades especiais? O espaço possui entrada especial para seu
convidado? E toiletes? Verificar se a estrutura do local está apta a receber
seu convidado mostra o quanto você se importou com ele!
8) ESTRUTURA
Alguns salões
possuem muitas escadas, degraus, vários “níveis” em um espaço só. E tudo isso acaba sendo perigoso se você tem pessoas de idade em sua lista (como avós) e
para aqueles que gostam de beber um pouquinho mais durante a festa.
9) TEMPERATURA – PLANO B
O espaço é
fechado e possui ar-condicionado? É aberto e possui ventiladores? E toldos no
caso de chuva? Os carros podem ir até a entrada do salão para deixar os
convidados no caso de chuva? Qual a estrutura que o salão possui para o Plano
B?
10) PROFISSIONAIS
Todos os
profissionais que você escolheu podem trabalhar no espaço? Alguns profissionais, que
não são nada profissionais, tendem a dar
problemas e neste caso são banidos do espaço. Sempre entre em contato com o
espaço antes de fechar uma contratação.
11) HORÁRIOS
Especifique muito bem no contrato o horário de início e término da
festa. Caso haja alterações peça um novo contrato. E fique por dentro do
horário que o salão estará disponível para montagem. Alguns tendem a liberar
poucas horas antes do evento, dificultando a montagem do mesmo.
De olho no relógio, esclareça muito bem a questão dos horários.
Lembre-se que não reservará somente o tempo da festa, mas desde o horário de
chegada dos fornecedores até a retirada dos mesmos. Verifique também se no
local haverá alguém para recepcionar os fornecedores durante o dia.
12) DE OLHO NA COZINHA
Verifique se a cozinha está em bom estado da estrutura (espaço, pias,
torneiras, iluminação, portas, ventilação) e equipamentos (fogão, geladeira,
freezer, etc.) e higiene.
Também não se
deve esquecer que muitos espaços possuem regulamento interno e o não
cumprimento desse regulamento ocasiona multa para o contratante. O casal
precisa ter uma cópia desse regulamento e passá-lo aos demais profissionais
contratados para o casamento.
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